terça-feira, 19 de agosto de 2008

A História da Censura


A censura sempre esteve presente na história do Brasil, pois desde o período colonial existia repressão à liberdade. A primeira lei que impôs a censura prévia a imprensa ocorreu no ano de 1808. Na época do regime militar a censura foi usada para controlar o acesso do público a algumas informações.
Foi devido a essa repressão que algumas capitais do país se transformaram em praça de guerra. No Rio de Janeiro, por exemplo, ocorreu um dos maiores movimentos contra a censura, a favor da redemocratização do país e do abrandamento da repressão, que foi a passeata dos cem mil. Essa passeata foi realizada em 1968 e a censura só foi eliminada no ano de 1985, com o fim da ditadura militar.
Hoje, já não era para existir nenhum tipo de censura, porém vemos algumas atitudes que vão contra essa afirmação. Pois existem algumas emissoras que dizem o que pode ou não passar sendo isso um tipo de censura, a autocensura. Essa autocensura faz com que as emissoras possam influenciar a opinião das pessoas, algo que não poderia acontecer.
Será que existem mais situações onde a censura ocorre? E o que poderia ser feito para acabar com isso? São perguntas que ficam para que possamos discutir esse assunto melhor.

Texto escrito por Bárbara Carrazzone baseado em algumas informações tiradas da internet.

13 comentários:

Comunicação e Censura disse...

Para exemplificar esta questão da censura nas emissoras de TV, temos o documentário do britânico Simon Hartog, "Muito além do cidadão Kane", produzido pelo canal 4 da BBC.
Este documentário discute o poder da rede Globo e denuncia sua ligação com os militares.
A Globo tentou durante meses impedir a exibição desse documentário na Inglaterra e em outros países, mas em março de 1993 ele foi exibido pela primeira vez. Entretando, aqui no Brasil, a Globo venceu na justiça e o documentário continua censurado até hoje.

Quem quiser assistir, o vídeo está disponível em 4 partes no Youtube ou seguir as instruções do link www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml para baixá-lo.

Bárbara S. Figueirôa

Unknown disse...

muito bom texto!!parabens!! concordo que é errado a censura para a exposição de uma denuncia ou uma reportagem! mas acho que tbm temos que ter um filtro, um controle do que se passa na televisão. Imagina se a globo exibisse em plena manhã de sabado nos itnervalos da TV GLOBINHO, propagandas de cervejas e motéis?? tem que ter um meio termo para que seja encaixado dentro da ética e moral de uma sociedade!

Comunicação & Tecnoligia disse...

Parabéns pelo texto, Bárbara. Como você disse, a sensura existe até nos dias atuais, claro que de uma forma mais discreta, mas que influencia diretamente e indiretamente as pessoas. Um grande exemplo disso que podemos citar é um assunto bem atual: as eleições, que sempre tem a influencia de grandes mídias que sempre influência os candidatos mais influentes deixando os que tem pouco poder com pouco tempo de mostrar suas ideias.

Patricia Lemos disse...

Muito interessante o resgate feito pelo texto e o posicionamento assumido ! Parabéns.

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Muito legal essa retórica do assunto. Como foi dito, mesmo com o seu fim, podemos ver que é meio utópico dizer que ela foi totalmente extinta! Certa vez o ‘Datena’ (reporte da tv bandeirantes) disse em uma entrevista que “na verdade nem tudo que eu quero falar eu posso! Pois, por trás das reportagens existem muitas influências de poder aquisitivo ou político”. Então, mesmo com o seu modo grosso e critico de ‘atacar’ os diversos assuntos, aquilo ainda é pouco para o que realmente precisaria ser atacado e criticado!

Flávio Tavares

Unknown disse...

Ótimo o texto de Bárbara. Com certeza a censura ainda está presente em muitos meios da comunicação, seja de modo camuflado ou não. Esse documentário citado por Bárbara Santiago é bem interessante também!

Ariana Guedes.

Comunicação Urbana disse...

Creio que ainda possuímos sim bastantes tipos de censura. Um bom exemplo seria o assunto abordado no debate em sala de aula, relativo aos vários projetos e propostas para leis que desejam restringir algum tipo de publicidade.

Marina A. Baptista

Unknown disse...

Muita gente fala que cabe aos pais educar seus filhos. Lindo falar isso, entretando todos sabem que não é o que acontece (a começar muitas vezes por quem está falando).
Algumas pessoas passam fome para educar seus filhos, outros gastam uma fortuna e depois falam que é um absurdo essa coisa de censura.
-
Acho que a censura deve ser bem utilizada e não deixar de existir. Ela devia ser usava como forma de educar, mas também não podemos dizer que é o que acontece.
O povo quer audiência, dinheiro. O povo tem interesse. Todos tem.
E aí? Tem solução?
-
Parabéns pelo blog!!!!!

Palavras de Hermes disse...

Comparar o tipo de censura que vivíamos durante a ditadura militar com a "censura" que vivemos hoje é algo anacrônico. Atualmente não há censura. O que existe é uma espécie de controle muito superficial do que deve ou não ser exibido ou comentado. Quando o governo impede que determinada propaganda seja exibida em determinados horários ou em determinados formatos, o objetivo é tentar diminuir o número de alcólatras e/ou fumantes por exemplo. Já naquela época o alvo não eram as propagandas e o objetivo era evitar o esclarecimento da população. Portanto, para mim, atualmente não há censura, pois, se houvesse a MTV seria a primeira emissora a ser fechada porque os VJs fazem comentários que certamente seriam considerados subversivos.

Unknown disse...

Acredito que a censura existe em varias segmentos e que alguns tipos de ações pode ser considerado ou interpretada como censura e não é ?

Comunicação e Censura disse...

O que fiz não foi uma comparação, foi simplesmente uma informação e uma introdução para o nosso blog e principalmente para o meu texto. E a questão de dizer que não existe censura é uma questão de opinião, e cada pessoa tem uma diferente, e isso deve ser respeitado.

BARBARA CARRAZZONE

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

"CENSURA: poder do Estado de interditar ou restringir a livre manifestação de pensamento, oral ou escrito, quando se considera que tal pode ameaçar a ordem pública vigente;"

Portanto, no Brasil ainda há sim a censura.

Peterson Leandro

Unknown disse...

Parabéns Bárbara Carrazzone, com seu texto tivemos uma visão da diferença de como a censura era aplicada. Acredito sim que existe a censura, pois toda a forma de proibição , mesmo para diminuir o número de fumantes ou de alcólatras,è censura.

Sicilia Lima