quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Censura da Lei Eleitoral aos meios de comunicação

Já que estamos em período eleitoral, achei uma excelente oportunidade discutirmos alguns artigos que estão na lei eleitoral.

Para que se possa entender melhor quais restrições Boris Casoy está se referindo, é preciso ler o que diz a Lei Eleitoral sobre a Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão, através do link: http://www.senado.gov.br/web/codigos/eleitoral/eleit010.htm

Vocês concordam com a opinião apresentada no vídeo? Ou com uma legislação que tenta regulamentar a propaganda eleitoral?

Eu acredito que uma legislação que proíbe as emissoras de rádio e televisão dar tratamento privilegiado ou degradar e ridicularizar a imagem do candidato, partido ou coligação não esteja errada ao assumir esta postura. Ou até mesmo quando divide igualmente os horários que cada candidato terá direito de falar durante um debate.
Já imaginaram se o espaço destinado a propaganda eleitoral fosse igual às propagandas dos jornais impressos? Onde cada anunciante compra um espaço e põe o que quiser? Seria um caos! Só veríamos propagandas dos partidos com maior poder aquisitivo. Regulamentar ≠ Censurar! Embora muitos achem que impor limites seja um verdadeiro ataque à liberdade de expressão!

Texto postado por Bárbara Santiago Figueirôa

11 comentários:

Unknown disse...

Concordo totalmente com a sua colocação Bárbara, regulamentar não é censura e um modo pelo qual é necessário para não existir uma briga de poderes, onde quem tem mais pode mostar mais, tem que existir uma cocorrencia junta.

Comunicação e Censura disse...

Nesse caso também concordo que os candidatos tem direitos iguais, independente do poder aquisitivo deles. Pois como disse acima isso, pra mim, é uma questão de direitos de cada um, não de censura. Porém sabemos que no Brasil "Fala mais, na propaganda eleitoral, aquele que tem maior poder".
Parabéns pelo texo, a abordagem foi ótima.

BÁRBARA CARRAZZONE

Patricia Lemos disse...

Parabéns pela atualidade do texto. Estabelecer regras não é o mesmo que censurar, é tentar organizar e evitar uma desigualdade ainda maior. Já assistimos atrocidades no horário político, imagine se não houvesse o mínimo controle sobre o que é veiculado ?

Comunicação: Resp Social em empresas disse...

Concordo com Barbara! existem pessoas do "é proibido proibir" só que isso é um passo da anarquia!! tudo tem que ser regulamentado e controlado. Principalmente no Brasil!

Unknown disse...

Realmente não se pode igualar uma regulamentação com censura! Concordo com o posicionamento de Bábara e com os comentários anteriores. Essas restrições parecem buscar pela igualdade.

Ariana Guedes.

Unknown disse...

É verdade quando Bárbara Santiago diz que se não houvesse regulamentação haveria partidos com maior propagandas. Mesmo com todas as regulamentações já existentes é fato que existem partidos com maior poder inclusive de propaganda.

Parabéns Bárbara!!!
Sicilia Lima.

Palavras de Hermes disse...

Concordo com você, tem que existir limites sim, já pensou se não houvesse regras, como seria um debate na televisão, por exemplo, imagina só o nível que iria ser, agente já vê e escuta coisas absurdas demais, por isso existe uma necessidade de impor regras para organizar e manter uma disputa mais justa para todos os partidos.

Por: Joelma Fagundes

Comunicação Urbana disse...

Apesar de ser entendido por muitos como censura, neste caso é realmente uma necessidade como forma de organização e de socialização do espaço para que os diversos candidatos apresentem suas propostas, pois realmente sem a Lei haveria grande vantagem ao capitalismo, aqueles partidos com mais recursos iriam monopolizar as propagandas não permitindo que os “pequenos” pudessem, se quer, expor seus nomes. Porém a questão não é só financeira, temos ainda que melhorar bastante o nível intelectual dos candidatos, para que tenhamos um melhor equilíbrio e os debates que devem ser estimulados, pois é com eles, quando bem elaborados, que temos uma real imagem dos candidatos, seus programas e propostas na solução dos diversos problemas, facilitando a população na melhor escolha. Só podemos opinar sobre o melhor, quando temos o conhecimento dos candidatos, seu passado, o que já fizeram e suas propostas do que farão se eleitos, em fim o papel dos meios de comunicação é fundamental para que isso ocorrer.

Luciano Almeida

Mr Admin disse...

Parabéns pelo texto está bastante atual. Concordo, pois, principalmente, entre políticos sempre houve e haverá uma guerra de interesses e em período de eleição não é diferente. Porisso, foram estabelecidos regras para deixar os candidatos em pé de igualdade, portanto não é censura, somente uma regulamentação ou regras no jogo.

Leônidas Silva de Matos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

concordo, pois como foi falado, os político só ficam fazendo comerciais e nós escutando ou não todas aquelas babozeiras sobre ele mesmo ou falando mal dos outros. Enquanto no debate, podemos ter certeza de que estão mentindo ou não e ainda é engraçado, e um debate é bem mais informativo, pois é discutido realmente o que acontenceu e o que poderá acontecer futuramente.

Waggner Ewen