segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Limite ou Censura?

No decorrer dos anos houve vários tipos de censura, em diversas áreas não só na comunicação. Então foi determinado um limite dos meios de comunicação para que os mesmos não exagerassem ofendendo não só outras marcas mais também culturas de outros países e até desrespeitando mulheres, homens ou opção sexual como veremos nos exemplos a seguir:
Este vídeo foi censurado por conter cenas não muito costumeiras nos nossos meios de comunicação:


Ocorreu coisa parecida com a propaganda da C&A no dia dos namorados onde dizia “papai e mamãe não!”. Onde folders que continha cenas opostas assim: em cima tinha uma cena de um homem dando flores para a namorada e um X enorme, mostrando que aquilo era errado e embaixo um posição sexual como “69”, e que isso sim é certo neste dia. Não durou muito e foi rapidamente tirado de circulação. O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) considerou que havia "carga exagerada de erotismo".
Veja mais algumas propagandas proibidas:






Existe mais um que quero comentar (não sei se é verdade), porém li em minha pesquisa que a MasterCard foi publicar uma nova campanha voltada para o público masculino e foi censurada por motivos que vocês verão que são óbvios. Então vamos lá para o texto:
“Existem mulheres que são conquistadas com um olhar, outras com um sorriso, existem aquelas que são conquistadas com um beijo e para todas as outras existe MasterCard.”
È meu caro: existe coisas que o dinheiro não compra mais para todas as outras existe Mastercard. Rsrsrsrs (Digamos que se não foi verdade é no mínimo engraçada).
Não é raro que encontremos muitas propagandas proibidas pelo mundo afora. Na tentativa de chamar a atenção do consumidor para o produto, muitos publicitários extrapolam na criatividade e lançam campanhas assustadoras, feias e muitas vezes até preconceituosas que podem até ter o efeito oposto ao que se quer. Então o que você acha deste tipo de publicidade? Deve-se limitar a forma das empresas em expressar a sua marca ou deixar que elas se enforquem com a própria corda?
Wagner Lima

24 comentários:

Unknown disse...

Há certas propagandas que devem ser censuradas sim, como essas propagandas com cenas de nudez, não se devem ser exbidas em certos horários por exemplo. Já outras que eu vi no texto que eu não vejo necessidade de serem censuradas, são criativas. É muito relativo. Mas acho que para tudo existem limites.

Ariana Guedes.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Concordo que certas propagandas são absurdas, mas o que me chama atenção é até onde vai a criatividade das pessoas. Aco fantástico e penso até onde vão essas mentes brilhantes! Bem que poderiam concentrar esse potencial em propagandas que ultrapassem o crivo do Estado.

Peterson Leandro

Unknown disse...

Concordo que deve existir censura para propagandas que passam dos limites, só é necessário saber quais os limites!!!!


Sicilia Lima.

Unknown disse...

Abaixo quaisquer formas de repressão, seja a repressão qual for. E TENHO DITO!

URDECIO Rocha.

Comunicação e Censura disse...

Acho que existem certos tipos de propaganda que devem ser passadas em horários específicos, como a que foi mostrada no vídeo, porém algumas propagandas que são preconceituosas devem sim serem "proibidas".

BARBARA CARRAZZONE

Unknown disse...

Não a proibição.

URDECIO Rocha.

Comunicação e Censura disse...

Eu acho que deve existir sim REGULAMENTAÇÃO, aliás, é pra isso que o CONAR existe. O apelo demasiadamente exagerado da sexualidade, por exemplo, deve ser coibido. Por mais que a publicidade não seja responsável pelo comportamento da sociedade e que as pessoas precisam desenvolver senso crítico, todos nós sabemos que muita de nossas atitudes são influenciadas por ela, tanto negativa quanto positivamente.

Bárbara Santiago

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Acredito que é preciso impor limites a algumas práticas de propaganda. Só que a grande questão é:

"Ninguém sabe realmente e/ou claramente qual seu limite".

Por isso, existe essa controvessa. Os profissionais realizam certas práticas públicitárias, por que não existe uma regra acessível e clara, de como se utilizar dessa área corretamente, sem cometer nenhum abuso ou ultrapassar os limites.

EWERTON ANTONIO

Comunicação & Tecnoligia disse...

Acredito que uma das melhores maneiras de chamar atenção, neste caso dos consumidores, é criando o improvável, mostrando para as pessoas aquilos que não foi pensado, porém por outro lado a criatividade dos profissionais são ilimitadas edeve-se ter consciência e respeito às raças, gêneros, idades, e todas as diferenças. A propaganda deve ser elaborada ao mesmo tempo criativa e respeitosa ao público.

Cayo Almeida

Unknown disse...

Concordando em parte com cada um dos que comentaram, acredito que a publicidade é uma área muito ampla, de horizontes imensuráveis, e por esta razão, deveria existir limites pré-estabelecidos antes de se criar algumas propagandas. Vivemos em uma sociedade em que não se respeitam mais os direitos do ser humano, é preciso sim que sejam fiscalizadas todas as propagandas para que não ultrapassem o senso racional e não ofendam a ninguem.
Sou contra a proibição, Liberdade de Expressão sim!!! Desde que conscientemente!

Sandro Murilo

Comunicação & Tecnoligia disse...

Acho que deve haver um limite para criação e publicação de propagandas. Porém as empresas devem ousar de artifícios para se destacarem de suas concorrentes de forma que não infrijam normas éticas. De haver também uma proibição de uma empresa "atacar" outra através de propaganda. Como exemplo têm-se as provocações que ocorriam entre as marcas de cerveja Skol e Nova Skin.

Ass. Tiago Silva
Comunicação e Tecnologia

mtds disse...

a censura deve ser eliminada, pois todos nóis temos o direito de dizer o que vier na cabeça.

marcio teodomiro

Patricia Lemos disse...

Muito bom o texto, vídeo e imagens. Acredito na censura da propaganda, por isso tantas vezes a ferramenta é criticada. Determinados conteúdos e exposições que não agregarão valor algum ao produto realmente devem ser banidas pelo menos da divulgação em massa, onde a audiência não pode ser filtrada e que pode "atingir" públicos que não demonstrem maturidade para interpretar a "sutileza" que se deseja transmitir com a mensagem.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

A MasterCard sinceramente pegou pesado, este é um exemplo claro de que realmente algumas propaganda não atraem o cliente e sim espanta.
Este tipo de publicidade não é só um fiasco, como também acaba com a marca do produto, deve-se haver mais respeito a que assiste a propaganda, e mais atenção a que esta criando a publicidade do produto.
Uma boa publicidade,leva com certeza a uma procura do produto no mercado, se ela for realmente atraente, mais como acabamos de testemunha da maneira que o texto nós mostra, acho de deve ser realmente limitar certo tipo de publicidade, deixando assim espaço para aquelas que podem realmente mostram o conteúdo do produto oferecido para seus clientes.

Sansão Luna

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
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COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

EU acho que deve ter um limite sim,
Em certos tipos de propaganda como ja foi citado, cenas de nudez deve ter o horario adequado para a sua divulgação . e tambem tem que antes de divulgar algo analisar se tem duplo sentidos nas frases pois alem de ficar um pouco abusivo pode prejudicar a propria marca ou empresa pois os concorrentes podem usar contra elas..eu acho que limite sim Censura não.
keyson

Comunicação interna nas organizações disse...

É espantoso o fato de ainda nos preocuparmos com a censura!
Ela, que foi tão criticada na história por onde se fez presente, e tanto atraso causou à obtenção de informações, foi derrotada!
Porém, essa conquista deve resultar no "bom senso" ao se publicar certas propagandas, locais e horários, por exemplo, afinal não são todos que possuem maturidade suficiente de interpretação!

Vítor Mello

Palavras de Hermes disse...

Algumas marcas exageram quando querem publicar algo. Não deve haver censura excessiva a ponto de ir de encontro com a liberdade de expressão, mas nem tudo é apropriado para se publicar,deve sim haver um controle sem ferir os direitos de ninguém. por:Renata Brandão

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

È Wagner eu sou afavor de um controle como já é feito que não pode ser chamado de censura. Censura mesmo é o que foi feito com a indústria do cigarro que não pode mais anunciar seu produto.
Hélio Rodrigo.

Unknown disse...

Concordo com Renata quando ela diz não deve haver censura excessiva a ponto de ir de encontro com a liberdade de expressão,deve sim haver um controle. Seria desleal com determinados seguimentos a prejudica-los, mas o controle a melhor saída...

Saulo Maciel

Unknown disse...

Acho que não deveria existir a censura, pois se censurar desse resultado, a ditadura teria dado certo, e perduraria até os dias de hoje.


Waggner Ewen.

Diogo Camarotti Cruz disse...

Eu acho que muitas propagandas se utilizam de linguagens agressivas, com duplo sentido e também diretas. Não se preocupam em lembrar que em nossa sociedade existem pessoas de diferentes cultura e maneiras de absorver certas colocações, e muitas vezes são interpretadas como agressão e ofensa, vindo até a prejudicar a idéia e o contexto da publicidade.

Então eu acho que deve-se limitar a forma das empresas se expressarem, pois para deixar que elas se enforquem com a própria corda, levará um tempo com relação a rejeição dos telespectadores, e enquanto isso ganharão rios de dinheiro agredindo, indiretamente ou diretamente, as pessoas.

Diogo Camarotti Cruz