quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Temos o Controle



Acredito que nós telespectadores temos o controle em mãos e podemos selecionar melhor o que assistimos independente de haver censura ou regulamentação estabelecida.
Foi regulamentado que antes da exibição de qualquer programa fosse colocada sua classificação indicando a faixa etária que poderia assistir a este programa, mais mesmo assim eu seleciono os programas que assisto. Não consigo ver censura quando Cardinot apresenta seu programa as 12:00 da tarde, horário esse que toda a família deveria estar reunida almoçando e assistindo a coisas mais leves, aí é que está o meu poder de escolha.
Cadê a censura que não vê este tipo de situação, pois as emissoras, ou grande parte delas visam o lucro apenas e não se preocupam com o que estar sendo exibido.
Vi uma vez em uma emissora de TV uma propaganda que dizia “desliga a TV e vai ler um livro”, talvez esta seja a melhor forma de combater este problema.
Se nós telespectadores nos conscientizarmos que as emissoras de TV foram feitas para nossa informação e entretenimento talvez fiquemos mais rigorosos na escolha da programação e não permitiremos que empresas determinem o que devemos assistir, “nós temos o controle em mãos, basta mudarmos o canal ou simplesmente ler um bom livro”.
Essa foi a minha opinião, e vocês o que acham da programação das emissoras de TVs, vocês tem o controle?
Pensem nisso!!!!!!

Sicilia Lima.

26 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Temos controle sim!! Eu mesmo desisti de assistir televisão aos domingos! em minha opinião é um dia em que se ligarmos a TV nos canais abertos, corremos o risco de ficarmos mais burros!

o canal que passou na sua grade de programação aquele chamado do "desligue a TV e vá ler um livro" foi a MTV!

com programas vc ainda pode escolher, mas o efeito necessário do controle e regulamentação dos meios de comunicação vai para as propagandas! essas sim, estão em todos os canais e em todas as horas! as vezes vc nao tem como evitar ver uma sem que se sinta ofendido de qualquer forma. Não vale dizer "é só nao comprar o produto!" porque mesmo não comprando a propaganda vai continuar.


Kevin Corcino

Unknown disse...

Concordo em número, genero e grau com você, temos o controle remoto em nossas mãos e podemos escolher o que e quando assistir e de não assistir.

Unknown disse...

Meus caros eu concordo em parte, porque quando se fala de comunicação profissional, nos, simples telespectadores somos vitimas e inconscientemente concordamos ou discordamos exatamente com o que os profissionais de comunicação querem. Então na verdade não temos o controle porque somos induzidos a essa falsa sensação de escolha, escolhemos o que tem para assistir e é só sem alternativas válidas.

Urdecio ROCHA

Thaís Rebeka disse...

Concordo com o que nosso colega falou, o que deveria ser proibido era as propagandas, que induz a população a comprar coisas irrelevantes, e que não podemos mudar de canal na hora em que ta passando por ter um tempo de duração muito curto. Em relação aos programas, deveria sim existir a liberdade de expressão, pois o controle esta sim em nossas mãos! E podemos selecionar o que queremos assistir.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Concordo sicilia
nos temos o controle sim .. pois o que cada pessoa deveria e ter é o senso critico saber o que realmente quer assitir não deixar ser influenciado, por propagandas que induzem os telespectadores a fixarem em programas sem muita utilidades.
(keyson)

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

"O poder", no que se refere ter em mãos o controle remoto, temos em partes! Uma vez que, só assistimos o que as emissoras querem transmitir, nós podemos decidir em assistir ou não, mas, opinar por determinados tipos programas e eles colocarem em prática já é outro assunto... Mas o grande problema é que se continua existindo algumas programações é porque a massa absorve isso, mantendo esse tipo de situação! Enquanto as propagandas, o que diz se vai passar ou não é o $$$ e nossas leis que são cheias de brechas (pra não dizer que os responsáveis pela proibição do material a ser exibido são corruptos, e ganham os seus pf).

Flávio Tavares

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Concordo que falta qualidade nos programas de tv. E acredito que temos um certo poder nesse meio. Mas, o poder de desligar a televisão quando não nos satisfazermos com o que é apresentado!

Mas, a bronca, ou melhor, a "bronca pesada". É que se existem programas desse nível baixo de conteúdo, é porque as pessoas não usam seu poder de desligar a tv. Ou seja, tem por que tem quem assista. Isso tá claro.

E a respeito da propaganda que você mencionou, eu conheço, e gostei muito. Era da MTV. Parabéns pelo texto.


Ewerton Antonio

Patricia Lemos disse...

Sicília, muito correta a colocação do texto. "Temos o controle" , SIM. Cabe às pessoas mais esclarecidas e com maior senso crítico filtrar a programação e o conteúdo que é veiculado nas emissoras. Desta forma não contribuímos com a massificação da cultura inútil. VIVA OS LIVROS !

Comunicação & Tecnoligia disse...

Com certeza também concordo quanto ao comentário de termos o controle na mãe e podemos a qualquer hora escolher o que é interessante ou não para nós e para todos que estão assintindo uma programação. Creio que cabe a pessoa saber qual a programação que lhe agrada, e se naquele momento não há nada que passe e lhe interesse, basta "ir ler um livro".

Cayo Felipe Acioly

ruy disse...

Devemos analisar melhor se "temos o controle" mesmo, pois não podemos nos policiar 24 horas por dia do que e certo assistir ou não. Assistimos o que a mídia mostra,porém não escolhemos realmente o queremos assistir
De certa forma viramos refém dos programas de televisão.

Unknown disse...

Apesar de existir uma mídia dominante que manipula os ideais e gostos das pessoas, que torna os seres humanos verdadeiras marionetes, influenciando a comprar de produtos e serviços que não são necessariamente ao gosto da pessoa, mas compra pelo simples fato de ter visto aquela ou aquele artista famoso usando na propaganda, ainda assim temos o controle!!

Pois, a mídia faz o papel de querer controlar as pessoas e só cabe a cada um querer ser dominado por ela. É para isto que existe o livre arbítrio,temos que fazer a escolha certa sempre.Devemos nos conscientizar da importância que nos temos sobre os nossos atos e ações,afim de buscar o equilíbrio e a individualidade, pois só assim evitaremos ser controlados.

Vaneska Vasconcelos.

Palavras de Hermes disse...

Concordo com Sicília quando ela afirma que temos o controle. É verdade, nós temos! Porém o exemplo citado por ela foi, que nenhum indicativo de censura antecipa a exibição do programa de Cardinot, e também o horário em que é apresentado seria impróprio (para as crianças e para quem almoça em frente à tv também... eca!). A verdade é, podemos mudar de canal ou simplesmente desligar a tv, mas não é isso que fazemos, tanto é que o programa de Cardinot é líder absoluto de audiência desde a sua estréia. Na realidade a tv brasileira oferece poucos programas de qualidade, que incentivam o desenvolvimento cultural e intelectual, e é justamente aí que se encontra o erro.

Tâmara Lima

Comunicação e Censura disse...

Com certeza tempos o controle em nossas mãos e cabe a nós selecionar aquilo que devemos ou o que os nossos filhos devem assistir. Se antes de uma novela, por exemplo, aparece que é indicado para maiores de 16 anos e você deixa seu filho de 6 assistir o problema não é da emissora, mas sim dos pais que autorizaram isso. E a qualquer momento podemos desligar a tv e ler um bom livro como disse sicilia. PARABÉNS pelo texto secilia...a colocação foi muito boa.

BÁRBARA CARRAZZONE

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Concordo com o que você fala sobre a questão de termos o controle em nossas mãos, porém o que acontece com esse tipo de mídia, esses programas que de nada serve a nós,é que só estão no ar, pq ainda há uma massa que está acostumada a dar ibope a esse tipo de programação, uma massa menos exigente.E é por isso que temos tanto lixo veiculado. Pq eles dão retorno, não importa se oferecem conteúdo. Acho que esse é o motivo de nós, que queremos algo de construtivo para assistir, temos tanta dificuldade. Kátia d'Assunção.

Mr Admin disse...

Parabéns pelo texto!!!!!!!!!!!!!!!!
concordo quando você diz que temos o controle em mãos e que podemos escolher qual programa assistir, mas não decidimos o que cada emissora colocará no ar(por outro lado podemos não dar mais audiência a estes tipos de MCM's), por esse motivo foi criado a classificação indicativa que na minha opinião só serve para o eixo Rio-São Paulo(a fiscalização por lá parece maior). Enquanto o público não for mais exigente com relação ao que é veiculado nos meios de comunicação locais e nacionais, os MCM's continuarão veiculando lixo e não tem classificação que de jeito.

Leônidas Silva de Matos.

Comunicação e Censura disse...

Temos o controle remoto nas mãos, mas remotamente teremos o controle da situação.
Se uma programação me desagrada, posso perfeitamente mudar de canal, mas isso não fará com que esta programação mude ou deixe de ser exibida.
Nesse semtido, concordo com o que Urdecio falou. É nos dada uma sensação de escolha, mas na verdade não temos o controle!

Bárbara Santiago

Anônimo disse...

Eis uma opinião sensata essa de Sicilia...

Sempre achei que o problema não está na emissora que exibe baixaria ou no rgão regulamentador do governo, e sim em nós, telespectadores.

"Oh! Big Brother é uma merda". Bom ele existe porque nós assistimos.
"Hum, não assisto Cardinot porque é uma baixaria". Ele ainda está no ar porque exitem muitas pessoas que gostam.

As emissoras não são ONG's que desejam instruir toda uma população com programas altamente educativos e que visem o bem maior. Elas são empresas, e como tal, querem lucro, e hoje, o que dá lucro, é que estamos vendo na tv.

Eu digo mais, dê um logout no orkut e vá ler um livro... kkkkkk


Peterson Leandro

Palavras de Hermes disse...

Concordo com você Sicília, temos o controle nas mãos e escolhemos o que iremos assistir, infelizmente a televisão esta cada vez mais baixando o nível de programação, nem adianta mudar o canal pois dificilmente encontraremos algo para assistir que seja útil.

Por: Joelma Fagundes

Unknown disse...

Eu também acho que nós temos liberdade de escolher o que vamos assistir. Cabe a nós então, não se deixar levar por propagandas ou programas que induzem e alienam o telespectador!

Ariana Guedes.

Unknown disse...

Tenho certeza que temos o controle para escolher o que queremos assistir. O que não temos é opção do que assistir nesses horários. A televisão é uma "Empresa", e como uma tal, dve ganhar dinheiro, e se ela vai ganhar dinehiro com quem assisti o que não devve assistir, acho que foge do poder dela. Pois é escolha sua.

Unknown disse...

Sicília paraaabenss muito bom o texto!!!
E verdade temos o controle sim, ha programas que são impróprios para crianças, mas também acho que a midia procura ser sensacionalista ai sim é quando temos o controle...

Saulo Maciel

Mr Admin disse...

Concordo temos o poder em nossas mãos de decidir se vamos ou não assistir a progamação que a televisão nós oferece.Se não gosto do que está passando na televisão vou e desligo.Existe progamas que não tem nada de bom a nós acrescentar sendo assim não adianta de nada assisti-lo,perca de tempo.

Hémila Tamar

Comunicação Urbana disse...

Lígico que temos o controle! Temos o poder de escolher o que desejamos assitir na televisão da mesma forma como escolhemos um filme na locadora para assistir. Ainda podemos opininar quanto a qualidade dos programas exibidos na televisão. E com certeza, isto também ocorre quando revere-se as propagandas, podemos ou não acreditar em seus conteúdos e assimilá-las se forem favoráveis ao nosso ponto de vista. Quanto aos livros... Muito melhores do que qualquer filme, qualquer programa de TV, pois neles os produtores e diretores, somos nós, nossas mentes, enxergamos as histórias da maneira como quisermos. E assim, ainda trabalhamos nossa criatividade.


Marina A. Baptista

Paulo Victor Portela disse...

é um ótimo texto, está totalmente correto, quem faz a censura somos nós, quem tem o controle de escolha de um programa de tv e oq estamos assistindo somos nós, então esse argumento de que foi influenciado por tal programa ou tal propaganda não existe para mim, aquilo que consumimos por causa de alguma propaganda foi o que queremos e não o que nos forçaram a querer!

Comunicação interna nas organizações disse...

Ter o controle nós temos porém nos faltam opções, pois cada vez mais a grade de programação tem posto a mostra programas de baixa qualidade. Talvez seja sim o caso de desligarmos a tv e irmos ler um livro, porém não seremos hipócritas pois senão todos a maioria assistem a essa programação que está ai e eu me incluo entre estes. A tv é um meio de comunicação de massa e é essa massa que ao ver uma novela é manipulada e se sente atraída, então talvez devessemos começar por educar ou mostrar outras fontes de conhecimento a estas pessoas.

Samuel Mattos